A área geográfica onde o profissional está inserido não é um limitante para a sua atuação, pois as oportunidades e o sucesso profissional não precisam necessariamente estarem atrelados a atuação em grandes indústrias.  

A visão de atuação em indústria de grande porte vem muitas vezes enraizada desde a universidade, onde sempre se ouve falar sobre a atuação na indústria, porém, as possibilidades de atuação vão além. Nós, profissionais, precisamos enxergar e fazer nossas oportunidades, estudando o mercado e se especializando para atender um nicho de atuação escolhido de acordo com as possibilidades. 

O cientista de alimentos não é um profissional que “cabe” em apenas um lugar, o caminho de atuação não precisa ser igual para todos. 

Você já pensou em ser empreendedor?

Pouco se fala sobre empreender, por isso essa ainda não é uma opção para muitos profissionais, pois o conhecimento de que é possível e também muito lucrativo é pouco difundido. Podemos ser um cientista de alimentos e ao mesmo tempo empreendedores, ter o próprio negócio e levar soluções para outros empreendedores que trabalham na produção ou em alguma etapa que envolva a produção de alimentos.

Você já pensou sobre essa possibilidade?

O mercado profissional para os cientistas de alimentos engloba indústria de alimentos, serviços de alimentação (padarias, restaurantes, lanchonetes, etc.), supermercados, hotéis, lojas de conveniência de postos de gasolina, indústria de embalagens para alimentos, agroindústrias, produtores rurais com pequenas propriedades, indústrias familiares, rotulagem, layout de produção, treinamentos e muito mais. 

Grande parte dos serviços que somos capazes de oferecer e desenvolver podem ainda ser entregues de forma remota, ou seja, é possível atuar sem sair de casa, rompendo a crença de que o local onde se está inserido não é propício para a atuação pois não há oportunidades. Além de ser mais uma forma de atuar, é muito propício para o momento que estamos vivendo, onde o ‘online’ se tornou tão importante. 

O profissional cientista de alimentos é um profissional relativamente novo no mercado, mas isso não têm sido um impedimento para a sua atuação, é apenas mais uma das missões do profissional: mostrar sua competência e entregar soluções para as empresas. De forma geral, o cientista tem sido bem aceito, e cabe aos profissionais se capacitarem para oferecer um serviço de qualidade e assim destacar a profissão. 

Os desafios do Cientista Empreendedor

Empreender não é um caminho fácil, mas sinceramente, não há um caminho que seja. É super desafiador se colocar no mercado, prospectar clientes, convencer as empresas sobre a necessidade e qualidade dos serviços oferecidos, atender a todas as demandas que envolvem empreender e como gerir a própria empresa, pois no início o profissional acaba tendo que lidar com a parte de contabilidade, administração, marketing e entre outras demandas que surgem no caminho. 

Para começar a atuar é necessário estudar o mercado e escolher um nicho de atuação o qual seja coerente com a realidade onde se está inserido e criar suas próprias oportunidades; e foi assim que eu, Aline, abri minha empresa em 2018: a Aline Andrade Consultoria de Alimentos, para atuar prestando serviços de consultoria, assessoria, responsabilidade técnica e rotulagem. 

 Estudei o mercado onde estou inserida e percebi que há predominância de  pequenas indústrias e serviços de alimentação, e para poder ajudá-los e mostrar o valor do meu trabalho, busquei aprender sobre essas demandas e me especializar.  Atualmente têm crescido a procura de pequenas e médias empresas a se regularizarem perante ao órgão fiscalizador competente, seja vigilância sanitária ou serviço de inspeção, e é preciso estar pronto e oferecer as soluções de forma descomplicada. 

Sobre a Autora

Aline Mannes Andrade é Cientista de Alimentos, formada pela UFSC, especialista em rotulagem de alimentos e atua como consultora e responsável técnica em indústrias de alimentos e serviços de alimentação.

4 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *