O primeiro curso a graduar Cientista de Alimentos no Brasil foi o da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), campus de Piracicaba/SP da Universidade de São Paulo. As atividades se iniciaram em 2001 e a primeira turma se graduou no fim de 2004.
Em 2007, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, conhecido como IF, iniciou o curso na unidade de Rio Pomba/MG (IF Sudeste de Minas), na Zona da Mata mineira.
Em 2008, foi a vez da Universidade Federal de Viçosa iniciar o curso em Rio Paranaíba/MG, no Alto Paranaíba.
Em 2009, quatro Instituições iniciaram seus cursos, sendo elas: a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis/SC; a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá/MT; a Unipampa, em Itaqui/RS; e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto/MG.
Em 2010, iniciou-se o curso do IF Fluminense, em Bom Jesus do Itabapoana/RJ, na região noroeste do Estado.
Em 2012, a a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), abriu dois cursos, um em Encantado/RS e outro em Cruz Alta/RS.
Em 2013, o IF de Goiás iniciou suas atividades, em Inhumas/GO, e a UERGS criou mais um curso em Caxias do Sul/RS.
Em 2015, foram criados os cursos do IF Sul de Minas, em Machado/MG, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), em Venda Nova do Imigrante/ES e mais um da UERGS, em São Luiz Gonzaga/RS.
Em 2018, o IF de Goiás iniciou mais um curso, dessa vez em Urutaí/GO.