Em 8 de setembro de 2005, quando havia se graduado apenas a primeira turma de Ciências dos Alimentos, foi criado um e-group denominado “apcal2005” que tinha por objetivo facilitar a comunicação entre todos os vinculados ao curso que estivessem atuando profissionalmente, assim, em uma semana haviam se associado 14 pessoas.

Até a realização pelo Centro Acadêmico de Ciências dos Alimentos (CACAL) do I Encontro de Egressos de Ciências dos Alimentos, parte da I Semana de Ciências dos Alimentos (SECAL), em 2007, havia neste grupo eletrônico 41 associados. Neste encontro foi questionado sobre a atuação da APCAL e, a partir de então, houve um maior empenho por parte de alguns ex-alunos e alunos em ampliar as atividades da Associação.

Em março de 2008 alguns ex-alunos interessados em estruturar e oficializar a Associação começaram a se reunir presencial e virtualmente para tratar destas questões. A partir de então foram dados alguns passos como: a realização de pesquisa com os egressos para dimensionar o cenário de atuação profissional, a estruturação de uma proposta de estatuto e a divulgação no II Encontro de Egressos de Ciências dos Alimentos dos objetivos, das possibilidades e da estrutura necessária para a fundação e o funcionamento da Associação.

Neste mesmo dia, os egressos presentes decidiram pela importância da organização e fundação da Associação e o grupo de trabalho continuou a se reunir freqüentemente visando à viabilização da fundação ainda em 2008.

Essas reuniões e discussões receberam o reforço de outros egressos e culminaram com o lançamento da Assembleia de Fundação e Eleição da Primeira Diretoria e do Primeiro Conselho Fiscal. A candidatura, tanto para a diretoria quanto para o conselho fiscal foi por chapa e aberta a todos os egressos. Inscreveram-se uma chapa para cada um dos órgãos citados.

No dia 17 de outubro de 2008, teve início a Assembleia de Fundação da Associação denominada inicialmente como dos Profissionais em Ciências dos Alimentos. Nesta Assembleia, foi discutido e aprovado o estatuto, apresentadas, eleitas e empossadas as chapas da Diretoria e do Conselho
Fiscal, concretizando a idealização iniciada em 2005 e dando um passo importante rumo ao sucesso da profissão.

No ano de 2011, visando englobar TODOS os profissionais Cientistas de Alimentos, foi alterado o Estatuto através de Assembleia Extraordinária, passando a denominar-se “Associação dos Profissionais Cientistas de Alimentos”. Dessa forma, a APCAL é uma entidade pertencente a todos os egressos dos cursos de graduação, seja Ciências dos Alimentos ou Ciência e Tecnologia de Alimentos, pois são os que formam seu profissional como Cientista de Alimentos!